sexta-feira, 5 de junho de 2020

CFP e CFS - QUESTIONÁRIO CHEFIA E LIDERANÇA


QUESTIONÁRIO CHEFIA E LIDERANÇA

1º) A comunicação interpessoal pode ser definida como:
A) O processo onde os grupos sociais tornam-se reclusos para uma melhor convivência.
B) O método em que apenas um indivíduo expressa suas ideias ao grupo.
C) O sistema no qual o grupo exerce total controle sobre as informações do indivíduo.
D) O processo pelo qual informações são trocadas e entendidas por duas ou mais pessoas.
2º) Qual o resultado final de um comportamento agressivo?
A) Descarga de revolta, sentimentos de superioridade.
B) Não alcança o objetivo desejado.
C) Evitamento de situações desagradáveis, de conflitos, tensão e confronto.
D) As alternativas ‘A’ e ‘C’ estão corretas.
3º) Os líderes que se utilizam da Liderança Situacional geram pessoas capazes de:
A) Ultrapassar os próprios limites
B) Superar a tensão e o medo do estilo da liderança.
C) De forma altiva orientar pessoas.
D) Enfrentar o líder autocrático.
4º) De acordo com o estudo mediado, para exercer a liderança o líder precisa de pelo menos três características. Marque a alternativa correta.
A) Desmotivação; Ousadia; Destreza.
B) Equilíbrio; Coragem; Ousadia.
C) Motivação; Equilíbrio; Habilidade.
D) Experiência; Urbanidade; Amizade.
5º) Quais fatores são capazes de desmotivar uma pessoa ou grupo de pessoas?
A) Egoísmo; Estima; Afeição.
B) Desvalorização; Manipulação; Insensibilidade.
C) Egocentrismo; Insensatez; Camaradagem.
D) Nenhuma das alternativas.
6º) Quais os tipos de liderança mais tradicionais?
A) Autocrático; Passivo; Unilateral.
B) Liberal; Passivo; Motivacional.
C) Liberal; Democrático; Autocrático.
D) Situacional; Democrático; Estratégico.
7º) Qual das alternativas a seguir contém apenas competências afetivas interpessoais?
A) Empatia; Cooperação; Camaradagem.
B) Amizade; Humildade; Exemplo.
C) Comunicabilidade; Direção; Compaixão.
D) Comunicabilidade; Altivez; Exemplo.
8º) O que é assertividade?
A) É a decisão devidamente equilibrada e correta tomada diante de um desafio, em busca do objetivo proposto pelo líder.
B) É uma competência emocional que determina que um indivíduo consiga tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”.
C) É o processo de dar propósito (direção significativa) ao esforço coletivo e provocar o desejo de despender este esforço para se atingir o objetivo.
D) É a sensibilidade para perceber sentimentos, valores, interesses e o bem-estar dos companheiros.
9º) A equipe é um pequeno número de pessoas integradas com habilidades complementares, comprometidas com um propósito comum. Sabendo disto; quais os tipos de equipes mais comuns?
A) Coesas; Variáveis; De pronto emprego.
B) Virtuais; Práticas; Coerentes.
C) Virtuais; De tomadas de decisão; Multidisciplinar.
D) De desenvolvimento; Multidisciplinar; Expressivas.
10º) Quando é que ocorre uma crítica Desconstrutiva?
A) Quando o emissor tenta melhorar o desempenho da equipe buscando a excelência.
B) Quando a crítica é realizada de forma passiva sem a intenção de magoar ou desmotivar o receptor.
C) Quando a intenção da liderança é induzir seus liderados ao ambiente mais situacional possível, mantendo a relação
interpessoal com todos os membros da equipe.
D) Quando a crítica é realizada de forma desordenada sem um padrão especifico como critério comparativo daquilo que é
certo e sem levantar pontos específicos do problema.
11º) Um determinado estilo de liderança se caracteriza por não promover a participação efetiva da equipe nas missões, o líder
toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma explorar seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não,
membros da equipe. Esse estilo de liderança é denominado:
A) Democrático
B) Participativo
C) Autocrático
D) Liberal
12º). Os estilos de liderança podem ser classificados em três tipos: Autocrático, democrático e liberal. Em relação a esse tema,
assinale a alternativa correta.
A) Na liderança democrática, a autoridade está concentrada somente no líder e os integrantes da equipe influenciam na
tomada de decisão.
B) A liderança que exerce um mínimo de controle sobre as atividades da equipe é uma liderança autocrática.
C) Na liderança democrática, o líder recusa deliberadamente do poder de tomar determinadas decisões, já que a tomada de
decisões é transferida integralmente aos liderados.
D) Na liderança autocrática, em virtude do comportamento do líder, as equipes apresentam sinais de tensão,
descontentamento e frustração.
13º) Em uma função de liderança é necessário realizar ações gerenciais como o feedback; que se define como:
A) Instrumento de comunicação para fornecer e colher informações sobre como a atuação das pessoas afeta o seu
desempenho ou o da equipe.
B) Canal de motivação dos indivíduos ou da equipe com os quais se está trabalhando.
C) Capacidade de entender os indivíduos ou a equipe com os quais se está trabalhando.
D) Relatório avaliativo de desempenho individual ou em equipe.
14º) O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas,
as denominadas lideranças situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos:
A) A importância da ênfase na missão e nas atividades, relativizando o papel das características pessoais do líder.
B) Que a liderança é uma condição inata das pessoas, passível de transmissão apenas em situações peculiares.
C) A possibilidade do desenvolvimento de traços de personalidade ligados às tarefas, sendo inviável desenvolver aqueles
ligados à gestão.
D) Que o líder deve agir de acordo com as a tarefa a serem executadas, as pessoas envolvidas na missão e a situação
apresentada no ambiente.
15º) Liderança é certamente um dos processos mais complexos e também mais necessários ao funcionamento adequado de uma
organização. Nestes termos, define-se liderança como:
A) Processo monótono e repetitivo, que varia de situação para situação, sem a preocupação de provocar mudanças nos
líderes, nos seguidores e nas situações.
B) Habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como
sendo para o bem comum.
C) Artifício gerencial que tem como finalidade influenciar a realização de atividades de um indivíduo e de um grupo, para a
realização de objetivos aleatórios ou indefinidos.
D) Característica marcante de qualidade de personalidade de determinadas pessoas cujo desempenho é considerado
adequado aos objetivos da organização.
16º) Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a característica descrita e o tipo de liderança associada.
A) O líder não faz qualquer tentativa de avaliar os processos = liderança democrática.
B) A divisão das tarefas fica a critério do grupo = liderança autocrática.
C) O líder determina providências para a execução das tarefas = liderança liberal.
D) As decisões são tomadas sem a participação do liderados = liderança autocrática.
17º) Uma boa recomendação para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho é:
A) Analisar com calma e precisão a postura individual e o histórico dos componentes da equipe envolvida.
B) Ouvir a todos, mas considerar a necessidade de tratamento diferenciado e privilegiado de alguns dos envolvidos.
C) Diálogos com insinuações que levem a entender a possibilidade de aplicações de sanções disciplinares.
D) Ignorar o histórico dos envolvidos, evitando que o passado de algum deles influencie na análise do processo.
18º) No contexto da nossa instituição (PM) um bom relacionamento interpessoal contribui para um bom ambiente, causando com
isso um:
A) Alto grau de satisfação e profissionalismo.
B) Aumento da produtividade.
C) Elevado nível de autoestima profissional.
D) Relacionamento agressivo.
19º) A comunicação assertiva caracteriza-se por:
A) O silêncio e as suposições são as marcas registradas desse comportamento. Quem se comunica dessa forma não se
respeita, ou seja, descarta as próprias opiniões e os próprios sentimentos.
B) As opiniões, os sentimentos e até mesmo a segurança pessoal dos outros não são levados em consideração. Uma
comunicação com essas características pode ser identificada por comportamentos furioso, exigente ou manipulador.
C) Respeitar os sentimentos, as necessidades, os desejos e as opiniões dos outros. Uma pessoa que se comunica desta
maneira não infringe os direitos alheios apenas para alcançar os próprios
D) Nenhuma das alternativas.
20º) Relacionamento Interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou
mais pessoas. Assim, esse conceito está inserido no contexto:
A) Familiar / escolar / trabalho;
B) Familiar / pessoal / escolar;
C) Familiar / escolar / solitário;
D) Familiar / único / trabalho.
21º) Conceito de Relacionamento INTRAPESSOAL
A) Aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções;
B) Implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais;
C) Capacidade de se colocar no lugar dos outros;
D) Aptidão de resolver conflitos na equipe.
22º) Um líder, para desenvolver suas habilidades nas relações interpessoais deve:
A) Combater pessoas, debater propostas e elogiar;
B) Evitar questões pessoais, evitar ideias e informar;
C) Impor sua liderança;
D) Levar em consideração apenas as ideias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.
23º) O líder ao exercer sua função, tem como principal atividade a produção de mudança nas pessoas e no ambiente sempre
pautado em quatro bases fundamentais: Quais?
A) Estabelecer a direção, clareza na comunicação, força do exemplo e expectativa;
B) Objetivo, desejo, força do exemplo e motivação;
C) Estabelecer a direção, clareza na comunicação, vontade e garra;
D) Objetivo, clareza na comunicação, força do exemplo e motivação.
24º) A liderança ocorre quando ela é desenvolvida de forma não impositiva. Nesse contexto, a liderança deve ser entendida como
um processo:
A) Agressivo; dinâmico e de aprendizado.
B) Progressivo; dinâmico e de aprendizado.
C) Progressivo; dinâmico e instrumentalizado.
D) Agressivo; restritivo e de aprendizado.
25º) Qual é a competência emocional que determina que um indivíduo consiga tomar uma posição clara!
A) Agressiva;
B) Assertiva;
C) Motivada;
D) Passiva;
26º) O Sargento Pincel MANDOU o Cabo Laurindo fazer a limpeza da viatura ao perceber que ela estava suja. O Cabo, que era o
comandante da guarnição, ORIENTOU o motorista da viatura a fazer a limpeza da mesma, bem como o auxiliou.
Observando as duas palavras em destaque, marque a alternativa demonstrada na situação hipotética acima.
A) Líder / líder;
B) Liberal / chefe;
C) Chefe / líder;
D) Chefe / autocrático.
27º) De acordo com o estudo em sala, a formação de uma equipe pode ser de vários tipos. Dessa forma identifique a resposta
que contém um dos tipos estudados.
A) De tomada de decisão.
B) Unilateral; virtuais.
C) De estudo.
D) Polivalente; multidisciplinar.
28º) No processo de formação de uma equipe, o líder dever ser capaz de desenvolver um bom relacionamento interpessoal para
alcançar uma boa integração dos liderados. Uma ferramenta chave pra isso é a EMPATIA, que significa:
A) A motivação pessoal para alcançar seus objetivos;
B) O Desejo natural de ajudar o outro;
C) A busca pela realização pessoal.
D) A capacidade psicológica de se colocar no lugar do outro;
29º) Das alternativas abaixo qual delas não faz parte das Habilidades do Comportamento Assertivo?
A) Habilidade de dizer não
B) Habilidade de iniciar, manter e terminar a conversa.
C) Habilidade de manipular
D) Habilidade de expressar sentimentos positivos e negativos
30º) Qual das opções abaixo descreve o objetivo da Crítica construtiva?
A) Mostrar os acertos da equipe e elogia-los,
B) Mostrar qual seria o padrão desejável de comportamentos e resultados e gerando sugestões de ações para que estes
padrões e resultados venham a ser alcançados.
C) Mostrar resultados positivos ou negativos com o objetivo de gratificá-los pelo resultado positivo e puni-los pelos
resultados negativos
D) As alternativas “a” e “b” estão corretas
31º) Marque a alternativa que contêm dois componentes da assertividade.
A) Informação sigilosa; inflexão da voz.
B) Força do exemplo; bom senso.
C) Postura de corpo; inflexão da voz.
D) Pontua o errado; elogio.
32º) Assinale a alternativa que corresponde com a definição da competência afetiva a seguir:
Competência para utilizar argumentos e atitudes capazes de influenciar ações e opiniões de outros.
A) Comunicabilidade
B) Persuasão
C) Camaradagem
D) Liberalidade
33º) Quatro fatores são necessários para que ocorra o fenômeno da liderança, qual das alternativas abaixo apresenta os quatro?
A) Carisma; respeito; atitude; espírito de equipe.
B) Interação; líder; liderados; situação.
C) Desagregação; pulso; direção; disciplina.
D) Tensão; frustração; necessidade.
34º) Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas
fontes. Quais?
A) Chefia e liderança
B) Motivação e iniciativa
C) Eu e outro(s)
D) Todas as alternativas estão corretas
35º) A qual força de restrição pertence à descrição a seguir: ‘Falsificação da realidade que busca induzir alguém a pensar de
determinada forma. ’
A) Manipulação
B) Cooperação
C) Apatia
D) Dependência



GABARITO
1 D 11 C 21 A 31C
2 A 12 D 22 D 32B
3 A 13 A 23 D 33B
4 B 14 D 24 B 34C
5 B 15 B 25 B 35A
6 C 16 D 26 C
7 A 17 A 27 A
8 B 18 B 28 D
9 C 19 C 29 C
10 D 20 A 30 B

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