sexta-feira, 5 de junho de 2020

CFS e CFP - QUESTIONÁRIOS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS, CHEFIA E LIDERANÇA

QUESTIONÁRIOS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS, CHEFIA E LIDERANÇA

QUESTIONÁRIO 1
QUESTÃO 01 – Sobre poder e autoridade tem-se uma confusão acerca do significado dessas palavras havendo até quem se arrisque em dizer que seriam uma espécie de sinônimos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e marque somente a resposta correta:
A) Poder está relacionado e representa o patrimônio e as condições aquisitivas e posses de determinada pessoa;
B) Autoridade é representada pelo uso do fardamento e acessórios de todo policial militar, o que ocorre somente no exercício da função;
C) De acordo com a boa técnica, o poder refere-se a imposição a que alguém está submetido por meio da força, da coação, já a autoridade refere-se quando se faz algo movido pelo exemplo, pela influência pessoal e pelo caráter;
D) Em linhas gerais, poder se refere ao ato de influenciar a pessoa e autoridade de coagir os outros.
QUESTÃO 02 – Em relação ao conceito de Chefe, temos que:
a) deve ser alguém que só pensa em coisas modernas;
b) Aquele que exerce autoridade, dirige, governa ou administra.
c) busca soluções para sua empresa, pensando em sua promoção pessoal;
d) aquele que não tem voz e ações dentro da sua função;
QUESTÃO 03 – Assinale um atributo do chefe:
A) Instruir seus comandados como uma equipe;
B) Não assume responsabilidades;
C) Decidi tudo sozinho, sem dar oportunidade aos subordinados;
D) Não assume a responsabilidade dos seus atos;
QUESTÃO 04 – Dentre as qualidades de um líder, é fator que merece destaque:
A) Criticar;
B) Se auto elogiar;
C) Individualista;
D) capacidade de motivar;
QUESTÃO 05 – Na atuação das polícias, principalmente a PM, é sabido que já obtivemos muitos avanços, mas ainda temos muito a progredir na busca da interação social, isto é, não se concebe a existência de um distanciamento entre polícia e sociedade. A isso chama-se de Polícia de Proximidade. Assim, caracterizam muito bem essa forma de interação entre polícia e sociedade?
A) A busca pelo entendimento e o entrosamento com as comunidades;
B) A proposta da Polícia de Proximidade não tem desempenho e relacionamento entre polícia e a sociedade;
C) Trabalhar tendo como foco principal o policial e a proteção dos seus direitos sociais;
D) Não há necessidade de qualificação dos profissionais envolvidos neste processo de interação social porque o militar já tem uma boa formação.
QUESTÃO 06 – A sociedade sempre esteve atrelada a questões de organização, inclusive, na própria família há necessidade de organização e gerenciamento, o que não é diferente para empresas privadas e instituições públicas. Assim, qual a assertiva correta em relação ao conceito de comando?
A) Refere-se ao ato do superior exercer todo o seu poder sobre a sociedade;
B) É o ato de nomeação de um militar para exercer um cargo do alto escalão na sua instituição;
C) Pode-se dizer que é a forma grosseira de ditar uma ordem para que esta seja bem cumprida;
D) Trata-se da autoridade que o militar exerce sobre seus subordinados, em virtude do posto, graduação ou função.
QUESTÃO 07 – Quanto ao conceito de liderança, é correto afirmar que:
A) Entende-se por liderança aquele que consegue estabelecer uma interação pessoal com o grupo/equipe, influenciando estes a se comprometerem com a busca de objetivos comuns;
B) Liderar significa não descobrir o poder que existe nas pessoas, não valorizar a criatividade, auto realização e visualização de um futuro melhor para si e para a organização em que trabalham;
C) O líder é aquele que sabe servir, buscando interesses particulares, não valoriza muito as relações entre os operadores, para que exista o máximo de produção específica ou resultado integral;
D) O líder é o centro de tudo, não importa opiniões e o trabalho dos subordinados;
QUESTÃO 08 – Quanto aos atributos do chefe, julgue a resposta incorreta dentre as seguintes opções abaixo:
A) Desconhecer a sua profissão;
B) Conhecer a si próprio e procurar aperfeiçoar-se (pontos fracos e fortes);
C) Conhecer seus subordinados e interessar-se pelo seu aprimoramento profissional e bem-estar;
D) Manter seus comandados bem informados;
QUESTÃO 09 – De acordo com o estudado, cite os três estilos básicos de Liderança Militar:
A) estilo democrático de direito; estilo corporativista;
B) estilo autocrático/diretivo; democrático/participativo e o liberal/por delegação.
C) estilo liberal e sem observar regras e objetivos;
D) estilo critico, voltado apenas para os anseios da sociedade;
QUESTÃO 10 – Relacione, das diferenças entre chefe e líder temos:
Chefe: conduz empregados; sabe como se faz e manda, enquanto o Líder:
A) apoia-se na boa vontade, pede, usa pessoas;
B) dá o crédito, diz “vai”, leva o crédito;
C) orienta empregados, mostra como se faz e pede;
D) inspira medo, usa pessoas e dá o crédito.
QUESTIONÁRIO 2
01. Dentre as características de um bom líder, estão:
A ( ) Influenciar positivamente outras pessoas, capacidade de tomar decisões e boa comunicação;
B ( ) Empatia, pro atividade e apresenta dúvidas na hora de delegar tarefas;
C ( ) Empatia, não sabe ouvir e centralizar constantemente suas decisões;
D ( ) Capacidade de planejamento, dinamismo e irritabilidade.
02. Quais são os 03 (três) estilos clássicos de liderança?
A ( ) Autocrático – centralizador – liberal;
B ( ) Democrático – afetivo – coercitivo;
C ( ) Liberal – treinador – autocrático;
D ( ) Autocrático – democrático – liberal.
03. Quais os fatores que sempre estarão presentes durante a dinâmica da liderança?
A ( ) Uma situação – o planejamento – a cooperação – a centralização das decisões;
B ( ) Uma situação – recursos logísticos – os liderados – a interação entre os líderes;
C ( ) Uma situação – o líder – os liderados – a interação entre líder e liderado;
D ( ) Uma situação – o líder – os liderados – a interação entre liderados e administradores.
04. Sargento (elo fundamental entre a tropa e o comando), diante das diversidades de circunstâncias na sua atividade profissional, onde o desafio está em saber quando aplicar cada estilo de liderança; deverá adotar qual estilo de liderança?
A ( ) Autocrática;
B ( ) Dirigente;
C ( ) Situacional;
D ( ) Liberal.
05. Nas competências afetivas interpessoais a comunicabilidade é vista da seguinte forma?
A ( ) Competência de comunicar-se eficientemente por meio de ideias e ações, seja por linguagem verbal ou linguagem não verbal;
B ( ) Competência de comunicar-se de forma ineficaz gerando dúvidas quanto ao objetivo.
C ( )Competência de comunicar-se de maneira restrita, repassando as informações parcialmente;
D ( ) Competência de comunicar-se de maneira parcial e não sabe qual o real objetivo a ser alcançado.
06. A motivação é:
A ( ) Destacada pela falta de direção, intensidade e persistência;
B ( ) Um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos que o direcione para a conquista de um objetivo;
C ( ) Um fator que independe dos propósitos a serem atingidos e exige pouco esforço;
D ( ) A elevação do ego a partir do elogio e da negatividade.
07. Sobre comunicação e comportamento assertivo, é incorreto:
A ( ) Demonstrar confiança e saber o que quer e qual alvo pretende atingir;
B ( ) Habilidade de expressar sentimentos e desejos de forma apropriada, defende os próprios direitos e respeitar os do outro;
C ( ) Falar o que não tem real conhecimento e manter postura corporal que apresenta timidez e apatia;
D ( ) Escolher a hora apropriada para expor suas ideias.
08. Entre os membros de uma equipe de trabalho, é fundamental:
A ( ) Sistemas rígidos de controle;
B ( ) Cooperação e habilidades complementares;
C ( ) Confiança seletiva;
D ( ) Falta de criatividade.
09. Marque as ferramentas usadas para que os membros de uma equipe continuem sempre em contínuo crescimento:
A ( ) seminários – livros – cursos – acesso a novos recursos tecnológicos;
B ( ) livros – vídeos – viaturas;
C ( ) Viaturas – coletes – cursos de atualização;
D ( ) todas as alternativas acima.
10. As características de um bom líder são:
A ( ) Empatia, proativo e apresentar dúvidas na hora de delegar tarefas;
B ( ) Empatia, não sabe ouvir e centralizar constantemente suas decisões;
C ( ) Capacidade de planejamento, dinamismo e irritabilidade;
D ( ) Inspirar outras pessoas, capacidade de tomar decisões e boa comunicação.
QUESTIONÁRIO 3
1. Qual das caracteristicas abaixo NAO ea de um lider?
a) E motivador de sua equipe
b) Sabe responsabilizar sua equipe pelos erros
c) Diz que tern uma equipe e nae subordinados
d) Divide o rnerito dos acertos com sua equipe
2. 0 chefe, diferente do lider, tern caracteristicas que atrapalham a relacao com os demais. Das alternativas abaixo, qual delas aponta uma caracteristica que poderia tornar o chefe uma pessoa melhor?
a) Sempre conseguir o respeito dos funcionarios atraves do medo.
b) Evitar elogios e incentivos, para nao deixar o funcionario acomodado.
c) Dividir responsabilidades com sua equipe.
d) Zelar pela hierarquia de forma autoritaria.
3. Marque a alternativa CORRETA:
a) 0 chefe decide o que a equipe fora baseado na autoridade de sua posicao hicrarquica. 0 lider pode, mcsmo scm scr o chefe. comandar por tcr a confianca da cq uipc.
b) 0 lider decide o que a equipe fara baseado na autoridade de sua posicao
hierarquica. 0 chefe cornanda porter a confianca da equipe.
c) 0 chefe busca com a equipe a melhor maneira de resolver o problema. 0 lider
impoe sua opiniao sobre a opiniao dos demais.
d) 0 chefe resolve o problema sozinho e divide com os demais o merito. 0 lider
busca solucoes conjuntas, mas flea com o merito so pra ele.
4. Qual dessas caracteristicas NAO e uma caracteristica de um born lider?
a) Procura fazcr tudo sozinho.
b) Tern autoridade proporcional ao seu conhecimento
c) Esta sempre aberto a aprender Iicces importantes
d) A valia com calma a melhor maneira de se comportar em cada situacao
5. Marque com um L as características de um lider e com um C as caracteristicas de um chefe:
( ) Comunica-se bem
( ) E comandante
( ) E inovador
( ) E um born soldado
( ) Busca status de vida
QUESTIONÁRIO 4
1. Sobre relacionamento interpessoal no trabalho indique a alternativa VERDADEIRA.
a) 0 relacionamento interpessoal nao influencia no processo de trabalho de uma empresa.
b) Como cada ser humano e um ser complexo, com pensamentos diferentes, nao M
como melhorar as relacoes no trabalho.
c) Um born clima organizacional influencia no cornportamcnto dos profissionais .... pode aurncntar a produtividade ca lucratividadc do negocio.
d) Nas relacoes interpessoais a cornunicacao nao e um fator importante.
2. Uma empresa que investe mun born relacionamento interpessoal entre seus funcionarios pode ter vantagem sobre as outras. Das caracterfsticas de um born relacionamento entre os funcionarios, qual NAO esta relacionada com as relacoes interpessoais?
a) Foco e produtividade
b) Trabalho em equipe
c) Respeito
b) Maier rotatividade de funcionarios
3. A falta de conhecimento e de comunicacao, o desinteresse, a ma educacao sao algumas das caracteristicas que atrapalham o relacionamento interpessoal. Qua! das caracteristicas do individuo listadas abaixo NAO ajuda o relacionamento intcrpessoal?
a) Apontar os erros alheios
b) Buscar autoconhecimento
c) Ser comunicativo
d) Ter boa vontade
e) 4. 0 que e ernpatia?
4. Das alternativas abaixo, qua! a que explica a melhor maneira de tratar um funcionario que comete um erro?
a) Os erros nao devem ser apontados, pois o funcionario pode ficar desestirnulado.
Deve-se evitar falar dos erros e acertos cometidos.
b) Os erros nso devem ser apontados, mas os acertos, sim.
c) Os erros devern ser apontados, mas de forma construtiva. As qualidades tambcm devem ser valorizadas.
d) Os erros devem ser apontados e criticados para que sirva de exemplo para os demais. As qualidades tambem devem ser valorizadas.
5. Qual dos itens abaixo NAO e um dos dez mandamentos das relacoes humanas?
a) Sorria para as pessoas
b) Chame as pessoas pelo nome
c) Interesse-se sinceramente pelo outro
d) Nao de ouvidos para opiniocs alhcias
QUESTIONÁRIO 5
1º) A comunicação interpessoal pode ser definida como:
A) O processo pelo qual informações são trocadas e entendidas por duas ou mais pessoas.
B) O método em que apenas um indivíduo expressa suas ideias ao grupo.
C) O sistema no qual o grupo exerce total controle sobre as informações do indivíduo.
D) O processo onde os grupos sociais tornam-se reclusos para uma melhor convivência.
2º) Qual das alternativas abaixo representam o sistema de personalidades?
A) Vontade própria; Estima; Responsabilidade.
B) Id; Superego; Ego.
C) Superego; consciência; Racionalização.
D) As alternativas „A‟ e „C‟ estão corretas.
3º) Marque a alternativa onde se apresentam características de mecanismos de defesa.
A) Altivez; Coesão; Altruísmo.
B) Luta; Humildade; Benevolência.
C) Repressão; Negação; Racionalização.
D) As alternativas „A‟ e „B‟ estão corretas.
4º) De acordo com o estudo mediado, para exercer a liderança o líder precisa de pelo menos três características. Marque a alternativa correta.
A) Desmotivação; Ousadia; Destreza.
B) Motivação; Desequilíbrio; Habilidade.
C) Experiência; Urbanidade; Amizade.
D) Equilíbrio; Coragem; Ousadia.
5º) Quais fatores são capazes de desmotivar uma pessoa ou grupo de pessoas?
A) Egoísmo; Estima; Afeição.
B) Desvalorização; Manipulação; Insensibilidade.
C) Egocentrismo; Insensatez; Camaradagem.
D) Nenhuma das alternativas.
6º) Quais os tipos de liderança mais tradicionais?
A) Autocrático; Passivo; Unilateral.
B) Liberal; Passivo; Motivacional.
C) Liberal; Democrático; Autocrático.
D) Situacional; Democrático; Estratégico.
7º) Qual das alternativas a seguir contém competências afetivas interpessoais?
A) Empatia; Cooperação; Camaradagem.
B) Amizade; Humildade; Exemplo.
C) Comunicabilidade; Direção; Compaixão.
D) Comunicabilidade; Altivez; Exemplo.
8º) O que é assertividade?
A) É a decisão devidamente equilibrada e correta tomada diante de um desafio, em busca do objetivo proposto pelo líder.
B) É o processo de dar propósito (direção significativa) ao esforço coletivo e provocar o desejo de despender este esforço para se atingir o objetivo.
C) É a sensibilidade para perceber sentimentos, valores, interesses e o bem-estar dos companheiros.
D) É uma competência emocional que determina que um indivíduo consiga tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”.
9º) A equipe é um pequeno número de pessoas integradas com habilidades complementares, comprometidas com um propósito comum. Sabendo disto; quais os tipos de equipes mais comuns?
A) Coesas; Variáveis; De pronto emprego.
B) Virtuais; Práticas; Coerentes.
C) Virtuais; De tomadas de decisão; Multidisciplinar.
D) De desenvolvimento; Multidisciplinar; Expressivas.
10º) Quando é que ocorre uma crítica Desconstrutiva?
A) Quando o emissor tenta melhorar o desempenho da equipe buscando a excelência.
B) Quando a crítica é realizada de forma passiva sem a intenção de magoar ou desmotivar o receptor.
C) Quando a intenção da liderança é induzir seus liderados ao ambiente mais situacional possível, mantendo a relação interpessoal com todos os membros da equipe.
D) Quando a crítica é realizada de forma desordenada sem um padrão especifico como critério comparativo daquilo que é certo e sem levantar pontos específicos do problema.
QUESTIONÁRIO 6
1. Há diversos conceitos de liderança, exceto.
A) É o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo.
B) É o processo de dar propósito, direção significativa, ao esforço coletivo e provocar o desejo de despender este esforço para se atingir o objetivo.
C) Há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de uma fonte: eu.
D) É influenciar pessoas, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivo.
2. Um líder pode escolher um estilo de liderança de acordo com: marque a alternativa correta.
A) A tarefa a ser executada, as pessoas e a situação.
B) ) A tarefa a ser executada, as pessoas e o momento.
C) A tarefa a ser executada, as pessoas e tempo da ação.
D) A tarefa a ser executada, as pessoas e o comando.
3. Defina o estilo de liderança e4.Marque a alternativa correta.
A) O líder deve transferir para o liderado a responsabilidade das decisões e da sua execução, o estilo nesse caso deve ser de delegar.
B) O líder deve apenas trocar ideias e facilitar a tomada de decisões, o estilo deve ser de compartilhar.
C) O líder explicar suas decisões e oferecer oportunidades de esclarecimento, o estilo deve ser de persuadir.
D) O líder deve transferir para o liderado a responsabilidade das decisões e da sua execução, o estilo nesse caso deve ser de compartilhar, persuadir e delegar.
4. Dentre os principais instrumentos de um líder é correto afirmar, exceto.
A) Dialogue questões pessoais.
B) O exemplo.
C) O ensino e a instrução.
D) O estabelecimento de metas e padrões definidos.
5. Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a? Marque a correta.
A) Empatia
B) Apatia
C) Simpatia
D) Antipatia
6. Qual a importância do FEEDBACK?
A) Para emitir informações seguras sobre a ocorrência do fato.
B) É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a ,melhoria do mesmo.
C)É uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido.
D) Obrigatoriamente só apresenta críticas positivas.
7. Exercer a liderança e seus reveses exige pelo menos três características de um líder. Marque a alternativa correta.
A) Coragem, equilíbrio e motivação.
B) Ousadia, manipulação e equilíbrio.
C) Ousadia, sensibilidade e motivação.
D) Equilíbrio, coragem e ousadia.
8.Qual a característica de uma liderança Autocrática? Marque a alternativa correta.
A) Busca escuta-los e motiva-los os seus subordinados.
B) É aquele que consiste na obediência cega.
C) Possui receio de assumir responsabilidade.
D) Possui empatia.
9. Quais são os tipos de equipes?
A) Multidisciplinar, virtual, combate e desenvolvimento.
B) tomada de decisão, ataque, combate e virtual.
C) Multidisciplina, virtual, tomada de decisão e desenvolvimento.
D) Exploração, multidisciplinar, tomada de decisão e desenvolvimento.
10.Quais são os componentes da assertividade?
A) Postura do corpo, expressão facial e hora inapropriada.
B) Expressão facial, conteúdo e falar em voz baixa.
C) Tom de voz, inflexão e volume.
D) Gesto, expressão facial e parabeniza o correto e o errado.
QUESTIONÁRIO 7
1) Um dos fatores que d i fi cu lt am a empatia entre o emissor e o receptor, é?
a) Postura Hostil;
b) Ser gentil;
c) Não julgar os outros;
d) Se colocar no lugar do outro;
e) Dar bom dia ao chegar no ambiente em que esteja outra pessoa;
2) É um fator que interfere na percepção?
a) A convivência;
b) Pré-conceito;
c) Saber escutar as pessoas;
d) Estar sempre atento ao que as pessoas lhe dizem;
e) A proximidade;
3) É quem toma a iniciativa de uma comunicação?
a) Emissor;
b) Receptor;
c) Código;
d) Mensagem;
e) Ideia;
4) É um tipo de capacidade de relacionamento pleno:
a) Valorizar a franqueza; b) Não valorizar a franqueza; c) Mentir;
d) Não se comunicar;
e) Se excluir de uma conversa;
5) Fazer as pessoas entenderem sua mensagem e responder de forma a provocar novas trocas, de preferência, na direção de quem você gostaria, consiste na:
a) Eficiência na comunicação;
b) Não ter empatia;
c) Deficiência na mensagem;
d) Lógica em só uma razão;
e) Obter apenas a concordância no próprio pensamento;
6) Não é um elemento da comunicação:
a) Receptor; b) Emissor; c) Código;
d) Mensagem;
e) Contradição.
7) Uma relação interpessoal é:
a) uma relação com nós mesmos;
b) uma relação entre duas ou mais pessoas;
c) nenhuma relação;
d) uma relação complicada;
e) todas as alternativas acima;
8) Qual a importância do Feedback?
a) Complicar o desempenho das pessoas em alcançar seus objetivos na comunicação;
b) Ajudar o desempenho das pessoas em alcançar seus objetivos numa comunicação;
c) Não tem importância nenhuma na comunicação entre as pessoas;
d) Pode ser deixado de lado em algumas oportunidades;
e) Nenhuma das alternativas acima;
9) São formas de comunicação:
a) o silêncio;
b) o isolamento entre as pessoas;
c) os gestos simbólicos e a mentira;
d) Palavra escrita e palavra falada;
e) Palavra falada e a dissimulação;
10) É um exemplo de percepção;
a) Não trocar ideias;
b) Manter sempre as mesmas ideias;
c) Ouvir os outros;
d) Desconstruir as opiniões;
e) Todas as alternativas acima;
QUESTIONÁRIO 8
1. A capacidade de colocar-se no lugar do outro para entender suas ideias, compreender seus sentimentos e emoções, facilitando a convivência no local de trabalho é denominada:
a) Apatia b) Ética c) Empatia d) Flexibilidade
2. O líder necessita desenvolver habilidades nas Relações Interpessoais, marque uma dessas habilidades:
a) Não aceite novas ideias;
b) Concorra para a discórdia;
c) Combata pessoas;
d) Debata propostas.
3. A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. O que pode dificultar a comunicação interpessoal?
a) Tentar estabelecer empatia com seu interlocutor;
b) Desenvolver o processo de comunicação aleatoriamente, sem preparo e na presença de ruídos;
c) Demonstrar confiança, saber o que quer e qual o objetivo a ser alcançado;
d) Solicitar feedback.
4. O feedback é uma importante ferramenta para o líder. Assim, ele precisa ser:
a) Avaliativo b) Discreto c) Imposto d) Constrangedor
5. Para auxiliar em um relacionamento eficiente, é importante trabalhar as seguintes aptidões:
a) Ouvir, reclamar, solicitar e escrever;
b) Ensinar, conversar, escrever e criticar;
c) Escutar, informar, disciplinar e elogiar;
d) Discutir, menosprezar, chorar e elogiar.
6. No ambiente profissional o chefe desenvolve seu papel para o crescimento da empresa. Desse modo identifique o conceito de chefe.
a) Pessoa que só pensa em coisas modernas;
b) Aquele que não tem voz ativa e nem atitude dentro da sua função;
c) Aquele que exerce autoridade, dirigi, governa e administra;
d) Busca soluções para sua empresa, pensando em sua promoção pessoal.
7. Dentre as principais características de um bom líder podemos destacar:
a) Capacidade de influenciar os outros;
b) Aponta culpados;
c) É fiscalizador;
d) Capacidade de improvisar.
8. Identificamos um líder democrático pelas seguintes características:
a) Inteligente – omite informações – agrega valores;
b) Compartilha informações – foco somente no grupo – coercitivo;
c) Diretrizes são debatidas – motivador – comunicação igualitária e horizontal;
d) Disciplinado – centralizador – simpático.
9. Sobre comunicação e competência emocional assertivo, é INCORRETO:
a) Habilidade de expressar sentimentos e desejos de forma apropriada, defendendo os próprios direitos e respeita os dos outros;
b) Sai falando que não tem real conhecimento e sua postura corporal apresenta timidez e apatia;
c) Habilidade de iniciar, manter e terminar a conversa em geral;
d) Demonstra confiança e sabe o que quer e qual alvo pretende atingir.
10. Sargento (elo, fundamental, entre a tropa e o comando), diante das diversidades de circunstâncias na atividade profissional, onde o desafio está em saber quando aplicar cada ESTILO DE LIDERANÇA, deve se adotar qual estilo?
a) Liberal b) Treinador c) Situacional d) Autocrático

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